Imposturas intelectuais

Disponibilidade: Em estoque

R$79,90
Imposturas intelectuais

Detalhes

Título Imposturas intelectuais
Subtítulo O abuso da ciência pelos filósofos pós-modernos
Autores Alan Sokal; Jean Bricmont
Título original Impostures intellectualles (1999)
Tradutor Max Altman
Edição 5ª edição
Ano de edição 2012
Editora Record
Assunto Fraude científica; Física - Aspectos morais e éticos; Matemática - Aspectos morais e éticos
Origem Nacional
Idioma Português
ISBN 9788501053831
Encadernação Brochura
Formato 16x23cm
Peso 600g
Páginas 316 págs.
Sobre o livro Em 1996, uma respeitada publicação americana de estudos culturais, a “Social Text”, publicou um artigo de título estranho: “Transgredindo as fronteiras: Em direção a uma hermenêutica transformativa da gravitação quântica”. Seu autor, Alan Sokal, sustentava duas ideias com longas citações de eminentes pensadores americanos e franceses. 
  Pouco depois, Sokal revelou que o artigo era uma paródia. Seu objetivo era, usando a sátira, atacar o cada vez mais comum abuso da terminologia científica e a irresponsável extrapolação de ideias das ciências naturais para as ciências naturais. Mais amplamente, ele queria denunciar o relativismo pós-moderno, que sustenta a tese de que a verdade objetiva não passa de uma convenção social. A brincadeira de Sokal deflagrou um intenso debate nos meios intelectuais de todo o mundo. 
  Em Imposturas intelectuais, Sokal se junta a Jean Bricmont para reunir a analisar uma série de textos que ilustram as mistificações físico-matemáticas perpetradas por Jacques Lacan, Julia Kristeva, Luce Irigaray, Bruno Latour, Jean Baudrillard, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Paul Virilio. Aqui, Sokal e Bricmont mostram que, sob o jargão pernóstico e a aparente erudição científica, o rei está nú. 
  Quando Imposturas intelectuais foi publicado na França no final de 1997, ondas de choque abalaram a “intelligentsia” francesa. Aclamado e atacado em todo o mundo, o livro abriu um debate sobre os parâmetros de rigor intelectual e honestidade. Mesmo depois de centenas de artigos na imprensa e de textos na Internet, a batalha continua. 
Sobre o autores Alan Sokal é professor de Física na Universidade de Nova York. Jean Bricmont é professor de Física Teórica na Universidade de Louvain na Bélgica. 

Tags do Produto

Compartilhe
Indique este produto