Família, população, sexo e poder

Disponibilidade: Em estoque

R$19,00
Família, população, sexo e poder

Mais Visualizações

Detalhes

Título Família, população, sexo e poder
Subtítulo Entre saberes e polêmicas
Organizadores José E. X. de Menezes; Mary Garcia Castro
Edição 1ª edição; 1ª reimpressão
Ano de edição 2009; 2012
Coleção/Série Coleção Família na Sociedade Contemporânea
Editora Paulinas
Assunto Sociologia; Família
Origem Nacional
Idioma Português
ISBN 9788535625127
Encadernação Brochura
Formato 14x20cm
Peso 450g
Páginas 312 págs.
Sobre o livro "Os processos de pobreza são aspectos que contêm em suas nuanças fenômenos mais amplos, os quais também se relacionam com os modelos e as estratégias de desenvolvimento já postos em marcha."
  Uma das mais antigas instituições sociais, fonte inesgotável para investigações, a família continua desafiando os estudiosos. Ela se renova, diversifica-se, muda e em seu espaço íntimo e concreto vivenciam-se alegrias, afetos, vínculos, generosidades e violências. Dispostos a compreender e explicar esse fenômeno em perspectiva interdisciplinar, os professores José Euclimar Xavier de Menezes e Mary Garcia Castro reuniram na obra Família, população, sexo e poder: entre saberes e polêmicas artigos de autores de diferentes especializações, como Sociologia, Filosofia, Demografia e Letras, que combinam olhares, interpretações, teorias e métodos para debater a família na contemporaneidade.
  A referência é o sociólogo sueco Gören Therborn e seu livro Sexo e poder: a família no mundo entre 1900-2000. Os autores analisam de forma crítica algumas de suas ideias acerca de patriarcado, casamento e fecundidade, sugerindo alternativas aos conceitos estabelecidos na publicação, de modo a reparar falhas e lacunas do trabalho, e propõem adaptações à realidade brasileira e latino-americana.
  Além dos textos que dialogam com Therborn, a coletânea traz ainda outras reflexões paralelas, acerca de políticas públicas, desemprego, pobreza, padrões de procriação e fecundidade, reprodução assistida e bioética. O objetivo é colaborar para o projeto de conhecimento sobre a família, procurando respeitar sua complexidade, que hoje nos interpela, quando se coloca este núcleo de organização subjetiva e social no horizonte do interesse discursivo.
Livro seminovo Poucas manchas amareladas pela ação do tempo na parte de fora das páginas. 

Tags do Produto

Compartilhe
Indique este produto