A existência para além do sujeito

Disponibilidade: Em estoque

R$74,00
A existência para além do sujeito

Detalhes

Título A existência para além do sujeito
Subtítulo A crise da subjetividade moderna e suas repercussões para a possibilidade de uma clínica psicológica com fundamentos fenomenológico-existenciais
Autora Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo
Edição 1ª edição
Ano de edição 2011
Coleção/Série Psicologia em Foco
Editora Via Verita
Assunto Psicologia Existencial
Origem Nacional
Idioma Português
ISBN 9788564565036
Encadernação Brochura
Formato 14x21cm
Peso 400g
Páginas 207 págs. 
Sobre o livro A existência para além do sujeito, livro da professora Ana Maria Feijoo, procura pensar a psicologia e a psiquiatria para além das amarras da subjetividade, como expressão máxima dos problemas do existir no espaço e no tempo. Com isso, o livro abre todo um campo de novas perspectivas que alteram substancialmente o foco da compreensão e do tratamento dos problemas existenciais.
  O final do século 19 representou um momento de crise radical de paradigmas. Com a falência do modelo teórico tradicional e com a supressão de toda e qualquer possibili-dade de alcançar de maneira pura os universais, uma série de elementos até então estruturais para o conhecimento e a apreensão da verdade caíram por terra. Noções como a coisa em si, a essência, a alma e o sujeito entre outras perderam a sua obviedade e passaram a se mostrar como passíveis de serem colocadas em questão. Com isto, a existência e a concretude existencial que lhe é correlata passaram a desempenhar um papel central em todo um conjunto de reflexões determinantes para o modo de ser do pensamento contemporâneo. Tais dilemas e impasses, contudo, não permaneceram restritos ao campo da filosofia e da teoria do conhecimento, mas se estenderam muito mais desde o princípio para o interior das ciências humanas em geral e da psicologia em particular. Assim, surge a pergunta: O que significa, afinal, levar a termo uma psicologia para além da subjetividade? Responder a essa pergunta é a tarefa primordial do presente trabalho, que procura se valer da tradição hermenêutico-fenomenológica como uma tradição capaz de reconciliar a existência para além do sujeito com a verdade da experiência própria de cada um. Assim, o presente livro segue uma vez mais a esteira de uma psicologia em foco, de uma psicologia que toma o foco fenomenológico como o elemento central de nossas experiências existenciais.

Tags do Produto